Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
Cleide Oliveira - Minhas Memórias: Minhas Memórias Acadêmicas

Minhas Memórias Acadêmicas


MEMÓRIAS ACADÊMICAS
INTRODUÇÃO
Tive uma infância complicada, com privações e desafios a serem enfrentados. Estudei em um colégio particular como bolsista até entrar na antiga quinta série, quando ingressei minha trajetória em colégios do estado. Enquanto estudava o ensino médio não tinha muitas expectativas sobre continuar estudando, não havia tantas oportunidades como temos hoje, com PROUNI, ENEM e tantas outras.
A quase três anos iniciei minha vida acadêmica na FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), na modalidade à distância, motivada por amigos e pelo crescente burburinho sobre o  programa do governo ENEM. Sem muitas esperanças fiz as provas e para surpresa de alguém como eu já há muito tempo sem estudar consegui ingressar no curso de Letras com Inglês da faculdade com bolsa parcial.
VIVÊNCIA ACADÊMICA
Inicialmente por causa da desmotivação não me identificava muito com o curso, achava limitado, até poder perceber a infinidade de áreas que posso ingressar. As experiências expostas por professores e alunos, as disciplinas interessantíssimas sobre como proceder em um trabalho acadêmico, está em contato pela primeira vez com normas, filósofos foram momentos especiais e sem dúvidas grandiosos que influenciarão toda minha vida.
Não poderia deixar de mencionar algumas disciplinas, que posso denominar como impulsionadoras e únicas. O conjunto professor e a disciplina introdução aos estudos literários propiciaram momentos de grande prazer e deslumbramento, a maneira poética em que foram ministradas as aulas sem dúvidas maravilhosas. Por que não mencionar também os trabalhos com a utilização de slides dando às aulas um toque lúdico e moderno, as experiências em produzir trabalhos artísticos belíssimos no power point, o contato pessoal nos trabalhos em campo, experiências trocadas com professores e alunos nas escolas visitadas como parte das atividades das disciplinas de PPP.
Foi muito empolgante realizar as atividades das disciplinas Produção Oral e Escrita da Língua Inglesa, interagir com os colegas em outro idioma com diálogos elaborados por nós mesmos, perceber a pronuncia e evolução em relação a língua em questão desenvolveu e ampliou meu conhecimento da mesma.
  Vale citar também as tutorias sempre ministradas com postura adequada e amigável, momentos de troca nos seminários e confraternizações, lembro-me de algo dito pela tutora e amiga Tatiana Mota, que trago comigo como lição a ser seguida, ela disse: “Quando me proponho a fazer algo, independente das circunstâncias faço o melhor que posso”.
Um dos momentos mais marcantes e emocionantes foi a elaboração de uma revista eletrônica na qual toda a turma participou, me comprometi em escrever o editorial, foi maravilhoso, me encontrei na realização desse trabalho, me inspirei e percebi que estava no meu lugar, onde poderia fazer o que meu eu interior queria.
Uma disciplina reveladora também foi a Literatura Anglófona, conhecer escritores como Dereck Walcot, e suas obras maravilhosas, entre outros escritores como Katherine Mansfiel e Virginia Woolf e seus romances intrigantes e reveladores, foi muito rico. Mas de todas as experiências as mais difíceis, grandiosa e sem dúvidas, que exigiu mais de mim foi a disciplina Estágio Supervisionado I, os momentos em sala de aula, as preparações para regência, os instantes complicados e frustrantes algumas vezes, me renderam experiências que não serão esquecidas.
       
RECORDAÇÕES
A família que construímos no circuito 9 do curso de Letras na FTC, tem muitas mães, pais irmãos, filhos daquele jeitinho em que todos têm suas características pessoais e que quando se juntam acontece uma explosão de saber e felicidade. Os momentos mágicos que vivemos foram inesquecíveis, nos envolvíamos nas pesquisas, nas elaborações e apresentações tudo estava sempre perfeito. Jamais esquecerei os amigos e irmãos que conquistei e que deixei me conquistar nesses quase três anos maravilhosos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Costumo dizer que todas as coisas têm um propósito em nossas vidas no início podem parecer insignificantes, algumas vezes desagradáveis outras desnecessárias, mas sempre com uma razão de ser no futuro. Comecei esse curso sem saber ao certo o que faria se concluísse, hoje estou nos últimos momentos, diferente de como estava no início, cheia de expectativas e planos, esperando pela concretização de uma meta e pelo final e início de uma nova vida profissional.   
REFERÊNCIAS:
Memorial, Fazendo-me professora
Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s01013
Acesso: 25.01.2011
Memorial de Luciano Antonio Digiampietri
Acesso: 26.01.2011